Título: Desde 2003, 15 comissões foram abertas no Congresso
Autor: Bruno Winckler
Fonte: O Estado de São Paulo, 19/05/2006, Nacional, p. A4

Se a CPI dos Sanguessugas for instalada de fato, será a 16ª desta legislatura do Congresso Nacional. Ainda em funcionamento, contudo, há apenas duas - a dos Bingos, no Senado, e a do Tráfico de Armas, na Câmara.

No Senado, discute-se pela convocação ou não de Daniel Dantas, dono do Opportunity, que teria colaborado para a existência do valerioduto.

A CPI do Tráfico de Armas foi agitada nesta semana pelo depoimento do operador de áudio Arthur Vinicius Pilastre Silva, que, por R$ 200, divulgou informações sigilosas aos advogados de criminosos ligados ao PCC. Na quarta-feira, ele compareceu ao Congresso e disse que não tinha como prever que sua atitude pudesse acarretar a onda de violência que assusta São Paulo nos últimos dias.

Entre as comissões mistas (com membros da Câmara e do Senado), a dos Correios e a do Mensalão se destacaram pela forma como ajudaram a tornar públicos alguns casos de corrupção que tiveram parlamentares como protagonistas.

A CPI dos Correios teve seu relatório final aprovado em abril e culminou no pedido de indiciamento de 40 pessoas ligadas ao escândalo do mensalão.

A decepção ficou por conta dos deputados envolvidos no esquema que foram absolvidos em plenário. Mesmo com o Conselho de Ética sugerindo a cassação, dez parlamentares escaparam - Sandro Mabel (PL-GO), João Paulo Cunha (PT-SP), Pedro Henry (PP-MT), Josias Gomes (PT-BA), José Mentor (PT-SP), Wanderval Santos (PL-SP), Roberto Brant (PFL-MG), Professor Luizinho (PT-SP), João Magno (PT-MG) e Josias Gomes (PT-BA). Apenas três foram cassados: o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu (PT-SP), Roberto Jefferson (PTB-RJ) e Pedro Corrêa (PP-PE). Quatro renunciaram temendo a cassação, entre eles Carlos Rodrigues (RJ), conhecido como Bispo Rodrigues.

Rodrigues, aliás, livrou-se do processo no caso do mensalão, mas acabou envolvido em outro escândalo. Hoje, é dos investigados do esquema de compra superfaturada de ambulâncias - motivo do requerimento de CPI mista apresentado ontem no Senado. Rodrigues está preso, assim como o ex-deputado Ronivon Santiago, suspeitos de participação nas fraudes.