Título: O GOVERNO
Autor: LEONENCIO NOSSA, EMÍLIO SANT'ANNA
Fonte: O Estado de São Paulo, 29/04/2006, Vida&, p. A22

João Maria Medeiros *

Por que a greve dos servidores durou tanto tempo?

A Anvisa só entrou em greve a partir de 23 de março, mas servidores de alguns postos estavam há mais de 60 dias paralisados. Foi o caso do posto do aeroporto de Viracopos (em Campinas). O que faz uma paralisação se estender muito tempo, sem espaço para negociação, é o peso da greve. O movimento só teve peso quando o Sinagências decidiu entrar em greve em 19 Estados. A partir daí a imprensa passou a dar notícia sobre o movimento e o governo nos chamou para negociar no dia 30 de março. Esperamos que, com a trégua, na semana que vem a gente possa avançar no diálogo. Se não avançar nada e o governo ficar só brincando com os trabalhadores, aí não vai ter escolha. A greve vai retornar muito mais forte.

O governo e o movimento usaram o problema do bloqueio de medicamentos nos portos e aeroportos para sensibilizar a opinião pública, um contra o outro?

Não creio que o governo tenha feito isso. Há setores interessados nesse tipo de situação. Todas as cenas que apareceram na imprensa não são verdadeiras. E, durante toda a greve, nunca jamais deixamos de liberar produtos de interesse para a saúde da população. O Hospital das Clínicas de São Paulo, por exemplo, não teve um único produto esperando liberação por causa da greve. A greve no seu pico máximo chegou a 65% de adesão. No mínimo 35% dos trabalhadores estavam trabalhando para atender a essa demanda emergencial. Foi divulgado que o Hemocentro da Paraíba estava com problema de desabastecimento. Na verdade, a empresa que deveria fornecer o material estava com algumas pendências. Independentemente da greve, os produtos para o hemocentro não seriam liberados. Não mantivemos retidos em portos ou aeroportos produtos cujo destino final era a rede pública de saúde.

Mas medicamentos foram bloqueados?

Claro. Mas o que poderia colocar em risco à saúde pública foi liberado.

De quem vai ser a culpa se algum cidadão for prejudicado com a falta de medicamentos?

A responsabilidade é do órgão publico, da Anvisa, do Ministério da Saúde, da empresa que foi contratada para levar o produto e não levou. Mas posso assegurar que na greve isso não ocorreu.

* presidente do Sindicato Nacional dos Servidores das Agências Reguladoras Federais (Sinagências)