Título: Líder tucano reage a críticas de Mercadante
Autor: Mariana Caetano
Fonte: O Estado de São Paulo, 19/05/2006, Nacional, p. A7

O líder do governo na Assembléia Legislativa, Edson Aparecido (PSDB), reagiu irritado às críticas do pré-candidato do PT ao governo, Aloizio Mercadante, à política de segurança do governo estadual. Reunido na quarta com a bancada petista na Assembléia, Mercadante responsabilizou a falência do sistema prisional em São Paulo pelos ataques do PCC e acusou governos do PSDB e do PFL de desperdiçar dinheiro.

"O Mercadante, que costuma votar contra os interesses de São Paulo no Congresso, não tem moral nenhuma para criticar", disse. "O PT está querendo usar uma tragédia para tirar proveito eleitoral. Isso é inadmissível, e a população vai perceber."

Aparecido acusou o governo Lula de "abandonar" o Estado. "Não veio um centavo do Fundo Penitenciário em 2004 e 2005." Segundo a liderança do governo, o investimento federal em segurança caiu 87% de 2002, último ano do governo FHC, até 2005.

Após a reunião com Mercadante, petistas informaram que preparam ação de responsabilidade criminal contra autoridades do Estado pela morte de mais de 130 pessoas após os ataques. Segundo o líder da bancada, Ênio Tatto, o PT quer convocar os secretários da Administração Penitenciária, Nagashi Furukawa, e da Segurança, Saulo de Castro Abreu Filho, para prestar esclarecimentos. Aparecido descartou a possibilidade. "Em algum tempo, eles podem vir, mas, agora, eles têm coisas muito mais importantes para resolver."