Título: Documento é contraditório em relação ao Brasil
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 29/04/2006, Internacional, p. A19

O relatório do Departamento de Estado sobre terrorismo é ambivalente e contraditório em relação ao Brasil. Sugere, por um lado, que o País é um aliado, dizendo que o governo brasileiro "condena vigorosamente o terrorismo" e tem "em geral, melhorado sua capacidade antiterrorista".

Cita, neste particular, "a utilização eficaz de sua unidade de inteligência financeira (Conselho de Controle de Atividades Financeiras) e impede possíveis transferências de fundos a organizações terroristas".

Mas, por outro, queixa-se de que o governo não dá "o necessário apoio material e político para fortalecer as instituições antiterrorismo".

O embaixador do Brasil em Washington, Roberto Abdenur, disse que a reclamação é absolutamente despropositada. Segundo ele, o governo brasileiro, em tudo aquilo que está a seu alcance e em que pode, tem cooperado no combate ao terrorismo, na ONU, no Conselho de Segurança e em múltiplos fóruns internacionais. "Não sei o que querem dizer com isso, de que não temos dado apoio material. Isso me surpreende, pois é uma coisa absolutamente equivocada", disse.