Título: Triunvirato diz estar otimista
Autor: Christiane Samarco
Fonte: O Estado de São Paulo, 19/05/2006, Nacional, p. A9

Em encontro classificado como "informal", a cúpula tucana, formada pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, pelo governador Aécio Neves e pelo presidente do PSDB, Tasso Jereissati, reuniu-se num almoço de três horas ontem em Nova York. Ainda que a versão oficial seja de que a campanha de Alckmin não tenha sido discutida, os tucanos afirmaram depois estarem otimistas com "as perspectivas" para a disputa presidencial.

O governador mineiro disse que saiu do almoço com uma análise otimista sobre as chances de Alckmin. "Lula passará boa parte da campanha tendo de dar explicações à sociedade brasileira", comentou. "Ele não poderá ser o mesmo Lula da última eleição, que passava de forma superficial por todos os problemas."

De concreto, o triunvirato tucano tirou a sugestão de destacar que o crescimento brasileiro tem ficado a dever diante do ritmo global. Na campanha, que terá como tema um "Brasil melhor", o PSDB vai questionar por exemplo porque a economia, "vivendo céu de brigadeiro", não alcançou os 10 milhões de empregos que o PT propunha, segundo avaliou o governador Aécio. "O País está infeliz e as famílias não estão em paz", acrescentou o senador Tasso Jereissati.

Também está nos planos do partido mostrar que a violência em São Paulo é um problema mais amplo e que envolve também o governo federal, que tem sido "omisso e distante".