Título: Brasil é contra a idéia de sanções, diz Amorim
Autor: Lourival Sant'Anna
Fonte: O Estado de São Paulo, 29/04/2006, Internacional, p. A18

O governo brasileiro continua convencido de que a comunidade internacional não deve aplicar sanções econômicas contra o Irã. Em declarações ao Estado, o chanceler Celso Amorim admitiu que, até o início da noite de ontem em Genebra, não havia sido informado sobre as repercussões do fim do prazo dado pelo Conselho de Segurança da ONU sobre a questão iraniana. Mas alertou que o País continuaria a se opor à idéia das sanções, defendida por governos como o dos EUA.

"Certamente não seremos favoráveis às sanções", disse Amorim, ao desembarcar na Suíça para reuniões na Organização Mundial do Comércio (OMC). O chanceler ainda aposta no papel que pode ter a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) para impedir que o caso chegue a uma situação de crise. "A AIEA tem os instrumentos apropriados para trabalhar com o governo do Irã e a comunidade precisa manter o diálogo com o país. Nesse momento, a questão é fortalecer o diálogo", disse Amorim.

Para o chanceler, porém, Teerã precisará fazer sua parte para que a situação não termine em uma crise. "Obviamente o Irã precisa colaborar."