Título: Ex-ministro ataca vereador tucano para reverter crise
Autor: Agnaldo Brito
Fonte: O Estado de São Paulo, 29/04/2006, Nacional, p. A14

O ex-ministro da Fazenda Antonio Palocci elegeu um vereador do PSDB em Ribeirão Preto, Nicanor Lopes, como alvo principal para tentar neutralizar a crise que levou a seu indiciamento na quinta-feira, pelos crimes de peculato (desvio de dinheiro público), falsidade ideológica, formação de quadrilha e lavagem de dinheiro com origem ilícita - delitos que lhe são atribuídos pela polícia por causa do grande aumento do volume de varrição de ruas da cidade que administrou entre 2001 e 2002, situação que teria provocado rombo estimado em R$ 30, 7 milhões.

Nicanor é acusador reiterado de Palocci. Há 5 anos, o vereador questiona e põe sob suspeita atos e contratações que o petista fez. As denúncias deram suporte a parte dos 25 procedimentos que o Ministério Público conduz sobre Palocci.

Interrogado quinta-feira pela Polícia Civil do Distrito Federal, Palocci disse que ao assumir a prefeitura de Ribeirão identificou irregularidades no Programa Cidade Limpa, adotado pelo seu antecessor, Luiz Roberto Jábali (PSDB). O programa foi idealizado por Nicanor, que foi diretor das administrações regionais e depois secretário de Governo de Jábali.

"Nicanor patrocinava o Cidade Limpa e, como eu acabei com esse programa, ele começou a estimular as denúncias contra mim e contra a minha administração", acusou Palocci. O sistema de coleta de lixo é o ponto central da acusação que a polícia imputa a Palocci - no seu governo, segundo inquérito policial, dobraram os valores relativos à medição da varrição de ruas.

No último ano da administração Jábali, 2000, a planilha de serviços efetuados indicou que as equipes de limpeza atuaram em 273,03 mil quilômetros. Em 2001, primeiro ano da gestão Palocci, o índice foi para 544, 9 mil quilômetros. O Cidade Limpa consistia na transferência do serviço de varrição a associações de bairro.

"Isso é estranho, hein?", reagiu o vereador, ao saber que o ex-ministro o acusou de "estimular denúncias". "Palocci sempre usa esse tipo de argumento para escapar à responsabilidade. É assim que sempre faz na hora que é apertado. Arruma alguém para assumir a coisa."