Título: Delegado confirma que Isabel cumpria ordens
Autor: Agnaldo Brito
Fonte: O Estado de São Paulo, 29/04/2006, Nacional, p. A14

O delegado seccional de Ribeirão Preto, Benedito Antônio Valencise, ratificou ontem que o ex-ministro da Fazenda Antonio Palocci coordenou o esquema de fraudes no contrato de lixo e limpeza urbana de Ribeirão. Anteontem, em Brasília, Palocci foi indiciado por peculato, falsidade ideológica, formação de quadrilha e lavagem de dinheiro, mas afirmou que a responsabilidade sobre irregularidades deveria ser da ex-superintendente do Departamento de Água e Esgoto de Ribeirão Preto (Daerp) Isabel Bordini.

Valencise desconsiderou. "O então prefeito (de Ribeirão) era quem coordenava todo o esquema, determinava o que efetivamente deveria ser feito", disse. "Pelas provas, ele não foi omisso, não. Muito pelo contrário. Atuou, agiu de forma bastante positiva e foi quem coordenou o esquema", explicou, lembrando que foram achados documentos falsificados.

Para não deixar dúvidas sobre se alguém citou o nome de Palocci no inquérito, já que seu advogado, José Roberto Batochio, garante que isso não é verdade, Valencise afirmou: "Com a clareza do sol do meio-dia, Rogério Buratti citou que ele dava as ordens e Isabel Bordini ouvia, atendia e cumpria." Acareação entre o ex-ministro e Isabel pode ser marcada.