Título: Alckmin acusa seu adversário de ser oportunista
Autor: Elizabeth Lopes
Fonte: O Estado de São Paulo, 29/04/2006, Nacional, p. A12

Para tucano, presidente Lula inaugura até placa de rua

O pré-candidato do PSDB à Presidência, Geraldo Alckmin, classificou ontem de "oportunismo" as inaugurações que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva vem fazendo pelo País. "Só falta Lula inaugurar placa (de rua)", ironizou, depois de se reunir por mais de uma hora, no início da tarde, com o pré-candidato tucano ao governo de São Paulo, o ex-prefeito José Serra.

O presidente ainda não declarou oficialmente que vai tentar a reeleição, mas para Alckmin não há dúvida de que o fará. "É claro que ele é candidato, porque só faz campanha e discursos 24 horas por dia. E as tarefas de governo estão delegadas", criticou. "O presidente Lula deve descer do palanque e começar a trabalhar. Quem sabe faz algo nos poucos meses que lhe restam como presidente."

Na sua opinião, a "campanha permanente" dá a Lula vantagem na corrida presidencial. E, apesar de dizer que está tranqüilo e vai recuperar terreno, desabafou: "É uma coisa absurda." Ele fez a crítica referindo-se à inauguração do centro de distribuição das Casas Bahia em São Bernardo, da qual Lula participou. Alckmin disse que as Casas Bahia só puderam fazer o centro porque seu governo resolveu a invasão dos sem-terra há alguns anos. "Se dependesse do PT, ainda era um acampamento do MST. Se dependesse de Lula, o acampamento dos sem-terra ainda estaria lá."

ALIANÇAS

Ao falar da campanha, ele reiterou o desejo do PSDB de aliar-se ao PFL e ao PMDB. Afirmou que continuará buscando apoio dos peemedebistas, mas acredita que seu vice será mesmo do PFL. Ele não deu importância às críticas que vem recebendo do prefeito do Rio, o pefelista César Maia. "É uma bobagem, não vou comentar. Sinto uma confiança recíproca do PFL."

Alckmin disse que no encontro trocou com Serra experiências de campanha e ouviu dele o conselho: "Campanha é assim mesmo, tem de agüentar até agosto, pois todo dia vão ficar falando que (você) não decola e está atrás nas pesquisas. Tem que ter paciência."

Ele refutou o comentário de Lula, de que Serra ainda poderia ser o candidato do PSDB à Presidência nesta eleição. "Lula está muito soberbo. Usa salto 15, enquanto eu uso sandálias da humildade", comentou, repetindo frase do dia anterior.