Título: 'País precisa de grande choque de inclusão social'
Autor: Ana Paula Scinocca
Fonte: O Estado de São Paulo, 29/04/2006, Nacional, p. A10

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou ontem que o Brasil precisa "de um grande choque de inclusão social". "Um grande choque, mas de verdade", afirmou.

"Um choque que possa garantir que os milhões de brasileiros que estão marginalizados possam conquistar sua cidadania, tendo acesso a recursos, criando poder de compra, tendo acesso à educação", explicou, em entrevista, após participar da inauguração do novo Centro de Distribuição das Casas Bahia. "É para isso que nós precisamos trabalhar e, ao mesmo tempo, nós precisamos saber que temos de ter seriedade na política fiscal."

Lula insistiu em que não é possível gastar mais do que se arrecada, caso contrário o País fica endividado. "Como muitos endividaram e nós, agora, estamos pagando", afirmou. "As coisas continuam melhorando, e nós precisamos combinar seriedade na política fiscal com seriedade na inclusão social."

Antes da entrevista, ao discursar no evento, Lula falou em outro choque. Desta vez, de gestão. Disse que no Brasil, de vez em quando, "aparece uma palavra de moda". "Sabe por que isso? Porque no Brasil cuidar de pobre é gasto, quando na verdade cuidar de pobre deveria ser o maior investimento que o Estado pode fazer."

Choque de gestão é um termo que o pré-candidato do PSDB à Presidência, Geraldo Alckmin, usa muito. Questionado se teria mandado um recado ao adversário, Lula negou. "Eu nem sei se eles falam isso."