Título: Líder do varejo, empresa cresceu 27,7% em 2005
Autor: Ana Paula Scinocca
Fonte: O Estado de São Paulo, 29/04/2006, Nacional, p. A10

Com faturamento de R$ 11,5 bilhões no passado, que representou um crescimento de 27,7% em relação a 2004 e muito mais do que o dobro do que faturou em 2003, as Casas Bahia não param de crescer. O segredo da rede líder do varejo e maior anunciante do País é resumido por seu controlador, Samuel Klein, de forma simples: "Ter tudo o que o freguês deseja."

Só que o freguês que tem sustentado os negócios de Klein, um imigrante polonês de 82 anos, é na maioria o brasileiro das classes C, D e E, que encontrou nos carnês da rede uma forma de comprar móveis, roupas e eletrodomésticos. As Casas Bahia são, segundo um consultor, o templo de consumo da população de baixa renda, que agora atrai a classe média.

Em comum com Lula, a carreira de Klein foi construída na periferia da Grande São Paulo, em São Caetano do Sul. Como o presidente, Klein não tem diploma superior e gosta de dizer que sua escola foi a vida. Começou oferecendo os produtos numa carrocinha; hoje é dono do maior império do varejo no País.

Por isso, a menção de Lula às Casas Bahia não causou mal-estar entre concorrentes. Todos querem crescer na mesma velocidade, mas com estratégias diferentes.

O Ponto Frio, por exemplo, tem buscado os consumidores da classe C, sem dispensar os de classe A e B. O Magazine Luiza é outro que faz da simplicidade a sua força de vendas. A controladora, que é de Franca, gosta, como Klein, de atender pessoalmente sua freguesia.