Título: Há 3 anos, sem-teto disputaram terreno
Autor: Ana Paula Scinocca
Fonte: O Estado de São Paulo, 29/04/2006, Nacional, p. A10

O novo centro de distribuição das Casas Bahia, em São Bernardo do Campo, está instalado em uma área que foi alvo de grande ocupação de sem-teto há quase três anos. No terreno de 170 mil metros quadrados, que era da montadora Volkswagen, mais de 4 mil famílias se amontoaram em barracos de lona, mobilizadas por uma complexa rede de líderes de movimentos sociais, políticos e sindicalistas.

PC do B, PSTU e membros do PT de São Bernardo do Campo davam apoio declarado à invasão. Assim como o Movimento dos Sem-Teto, sindicatos dos professores estaduais e de servidores de Santo André.

O episódio ficou marcado pelo assassinato do repórter fotográfico Luís Antônio da Costa, que registrava as imagens da ocupação, no dia 23 de julho de 2003. La Costa, como era conhecido, levou um tiro no peito e morreu a caminho do Pronto-Socorro de São Bernardo do Campo. Ele foi atingido na entrada do acampamento. Estava no local a serviço da revista Época para registrar a invasão iniciada dias antes. Jornalistas, fotógrafos, cinegrafistas e sem-teto testemunharam o crime, às 15h30. Um ano depois, o autor do disparo, Renato dos Santos Lira, um assaltante que nada tinha que ver com os invasores, foi condenado pela Justiça a 32 anos de prisão.

A desocupação do terreno foi feita no dia 7 de agosto, sob a vigilância da Tropa de Choque da Polícia Militar. Alheias às disputas entre políticos, as famílias deixaram o lugar levando colchões em carrinhos de bebê, carregando fogões em grupos de amigos e colocando tudo o que tinham em carroças.