Título: ECT não sabe nem quem é o dono da maior franquia
Autor: RICARDO BRANDT
Fonte: O Estado de São Paulo, 30/04/2006, Nacional, p. A13

Depoimentos mostram a falta de controle da estatal

A falta de vontade política para apurar a ligação de deputados nas franquias dos Correios esconde outro problema: a total falta de controle da Empresa de Correios e Telégrafos (ECT) sobre essas agências. Os documentos obtidos judicialmente e os depoimentos dados à CPI dos Correios mostram que nem a própria ECT sabe quem são os verdadeiros donos das agências franqueadas.

A maior agência franqueada do País é um bom exemplo. Com faturamento de R$ 144,5 milhões em um ano, a ACF Shopping Tamboré, de Barueri, pertence oficialmente a Ernesto Duarte e a sua filha Juliana Duarte, segundo a ECT. Ouvida pela CPI, a suposta proprietária disse nunca ter pisado na agência. Descobriu-se então que o dono seria o ex-deputado estadual João Leite Neto, que chegou a levar para a CPI um contrato de gaveta em que aparece como titular do negócio.

"Eu comprei essa agência em 2000 e não há qualquer relação política com o negócio", afirmou João Leite. Ele se diz alvo de perseguição política.

Para membros da CPI que investigaram as franquias, no entanto, a versão do ex-deputado é falsa. Para o sub-relator José Eduardo Martins Cardozo (PT-SP), os indícios levam a crer que o ex-deputado seja um "testa-de-ferro" do empresário Armando Ferreira da Cunha.

Para a CPI, Cunha controlaria pelo menos cinco grandes agências franqueadas que movimentaram R$ 178 milhões em 2005. O empresário afirmou que são "fantasiosas" as suspeitas. Boa parte dos detalhes sobre esse caso, porém, foi suprimida do relatório final da CPI. "O que aconteceu foi injustificável e incompreensível", avalia o sub-relator.