Título: Associação da PM culpa secretários
Autor: Silvia Amorim
Fonte: O Estado de São Paulo, 19/05/2006, Metrópole, p. C5

Para a Associação de Cabos e Soldados da Polícia Militar de São Paulo, os culpados pelos 30 policiais mortos (23 militares e 7 civis, sem contar 8 agentes penitenciários e 3 guardas-civis) nos ataques do PCC são os secretários estaduais de Segurança Pública, Saulo Abreu, e da Administração Penitenciária, Nagashi Furukawa.

"Protocolamos uma representação criminal na Procuradoria-Geral de Justiça para que se apurem as responsabilidades dos dois. Eles foram omissos e não avisaram em tempo hábil os policiais", disse o cabo Wilson de Oliveira Moraes, presidente da associação. "Na quinta-feira (dia 11) eles já estavam sabendo das transferências, eu estava em Avaré e o clima já estava tenso. Tinham que ter alertado os comandos."

Com a transferência de 765 criminosos, no dia 11, homens do PCC se amotinaram em dois presídios, a Penitenciária 1 de Avaré e a de Iaras. Lá, fizeram 25 reféns em rebeliões iniciadas na sexta-feira, que seguiram por 24 horas. A suspeita é de que os motins tenham sido ordenados por Marcola. O líder do PCC, também conhecido como Playboy, estava antes em Avaré.

"E já ali, o capitão André Luís, que comanda a 3ª Companhia da PM de Avaré, foi ferido a tiros por volta das 13h30 na própria quinta-feira (dia 11). Os secretários tinham ou não fortes indícios do que estava por vir?", questionou o presidente da associação. Sobre como um detento teria ferido um policial a tiro, Moraes foi taxativo: "Não é só telefone celular que tem dentro de presídio, não. Tem arma também."

A representação foi protocolada ontem às 16 horas e será conduzida pelo procurador-geral de Justiça, Rodrigo Pinho. "Eu acredito que o procurador-geral vai analisar da melhor maneira esse caso e encaminhá-lo para que a Justiça possa decidir", afirmou Moraes.

"Torcemos pela condenação dos secretários Saulo Abreu e Nagashi Furukawa. Foram muitos policiais mortos e pegos desprevenidos. Se não todas, pelo menos parte dessas mortes poderia ter sido evitada."