Título: Imigrantes fazem megamanifestação
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 02/05/2006, Internacional, p. A10

Contra projeto da Câmara, centenas de milhares faltaram ao trabalho e participaram de boicote ao comércio

Centenas de milhares de imigrantes e simpatizantes realizaram ontem um dia de protesto a nível nacional nos EUA contra um projeto de lei aprovado pela Câmara dos Deputados que criminalizaria os ilegais. Aparentemente, grande parte dos cerca de 12 milhões de imigrantes ilegais obedeceu ao protesto e não foi ao trabalho, ou à escola, ou às compras, como meio de demonstrar seu poder econômico. Muitas lojas e empresas fecharam voluntariamente para evitar distúrbios durante o protesto, batizado de "um dia sem imigrantes". Outra marcha, de menores proporções, foi realizada em março.

A polícia de Chicago disse que cerca de 300 mil participaram da manifestação. Em Los Angeles, mais de 1 milhão de pessoas participaram em duas marchas. Grandes manifestações também ocorreram em Houston, Denver, New Orleans e em várias outras grandes cidades americanas.

Em Nova York, manifestantes formaram uma corrente humana em vários pontos da cidade. Centenas de pessoas deram as mãos por três quarteirões no Queens, levando bandeiras dos EUA e cartazes dizendo "somos americanos" e "direitos totais para todos os imigrantes".

Uma pesquisa da rede NBC/ Wall Street Journal indicou na semana passada que 68% dos americanos são a favor de outro projeto de lei, promovido pelo Senado, que permitiria à maioria dos imigrantes ilegais - cerca de 7 milhões -, que estão há mais de 5 anos nos EUA, obter a cidadania. Mas a mesma pesquisa mostrou que apenas 17% dos americanos acham que a greve de um dia ajudará a causa dos imigrantes; 57% acham que a paralisação só a prejudicará por criar uma certa antipatia.

Os imigrantes ilegais têm um papel fundamental na economia dos EUA, trabalhando em empregos de baixa remuneração na agricultura, construção, restaurantes, como empregadas domésticas, jardineiros, etc. Um estudo da Federação Americana de Agricultores indicou que a adoção de medidas duras contra o trabalho dos imigrantes ilegais produziria perdas na agricultura americana de entre US$ 5 bilhões e US$ 9 bilhões entre o primeiro e o terceiro ano. Cerca de 7,2 milhões de imigrantes ilegais trabalham nos EUA, representando 4,9% da força de de trabalho, sefundo o Centro Hispânico Pew.

Opositores à imigração ilegal passaram o fim de semana construindo uma cerca para simbolizar seu apoio a uma fronteira segura. Cerca de 200 voluntários do Minutemen da Califórnia - grupo que vigia a fronteira em busca de imigrantes ilegais - construíram uma cerca de arame de 2 metros de altura ao longo de meio quilômetro na fronteira entre o México e os EUA, cerca de 80 quilômetros a leste de San Diego.