Título: PDT e PPS podem se aliar para ter candidatura forte
Autor: Ricardo Brandt, Paulo Baraldi
Fonte: O Estado de São Paulo, 02/05/2006, Nacional, p. A6

Os presidenciáveis do PDT, senador Cristovam Buarque (DF), e do PPS, deputado Roberto Freire (PE), afinaram discurso nas comemorações do Dia do Trabalho da Força Sindical e disseram que uma aliança entre as duas siglas poderia fortalecer a criação de uma candidatura que faça frente ao PT e ao PSDB.

¿Queremos conversar com outros partidos, como o PPS. Mas entendemos que o PDT não pode ficar sem candidato¿, disse Cristovam. Segundo ele, a construção de uma candidatura forte apoiada pelos dois partidos não representa uma terceira via, mas sim uma segunda via. ¿Na verdade, não é uma terceira via. Temos de procurar essa união que é a segunda via, porque o PSDB e o PT são a primeira via. Eles são iguais, não há diferença nas propostas do PT e do PSDB.¿

Cristovam chegou a afirmar que está disposto a abrir mão de sua candidatura, caso o PDT concorde que o acordo com o PPS deve passar por essa decisão.

¿Se o PDT colocar na mesa que também abre em favor de meu nome, é um bom início de conversa¿, disse Freire. ¿Não vamos abdicar de participar da aliança nacional, com candidato próprio ou não¿, completou.