Título: Em S. Bernardo, padre defende 'firmeza de ideais' para não frustrar população
Autor: Fausto Macedo
Fonte: O Estado de São Paulo, 02/05/2006, Nacional, p. A4

Antes de fazer política no reino de Deus, o presidente Lula ouviu em silêncio a pregação do vigário-geral da Diocese de São Bernardo do Campo, Roberto Marangon, que pediu uma busca de "novas luzes" e alertou sobre as "bocas famintas". "Precisamos, sim, de firmeza de ideais, correções corajosas para não frustrar a esperança de quem nesses confiaram e não repetir os erros que sabemos não reparar a felicidade desse povo que, mesmo sofrido, nunca deixou de ser fraterno, nunca deixou de ser alegre e hospitaleiro na sua essência."

Padre Marangon também destacou para os fiéis que ocuparam a matriz desde muito cedo que "esta não é apenas uma celebração de memória ou historicamente localizada, mas a oportunidade de reavivar o desejo primeiro que impulsionou o processo de redemocratização do nosso País e que tem os seus sinais de esperança na luta desse povo que aqui vai construindo sua história".

Ele advertiu que "o homem não pode ser reduzido a um mero instrumento de produção". Citou São José Operário e sua luta por trabalho digno e humano para fazer outro alerta, diante do presidente, sobre "o povo que perambula pelas ruas das nossas cidades, desempregados, sem saúde, sem escola,bocas famintas implorando por um pedaço de pão".

Ao proclamar o fim do reino das trevas, o vigário assinalou os "ideais de vida e os ideais de esperança, alimento esse que deve ser regado pela ética, nutrido pela verdade e construído sobre as bases da paz e da solidariedade".

Relembrou o arbítrio no ABC, do qual Lula foi alvo, e falou da "situação dramática" dos desempregad