Título: Alta dos preços externos incentiva roubos no País
Autor: Renée Pereira
Fonte: O Estado de São Paulo, 02/05/2006, Economia & Negócios, p. B14

Volume de cobre roubado em 2005 cresceu 215%, de 289,8 para 912,3 toneladas

O crescimento de 88% do preço do cobre no mercado internacional no período de um ano também foi acompanhado pelo aumento do roubo do produto no Brasil. Segundo levantamento do Sindicato da Indústria de Condutores Elétricos, Trefilação e Laminação de Metais Não-Ferrosos do Estado de São Paulo (Sindicel) e da Associação Brasileira do Cobre (ABC), o volume de cobre roubado no ano passado cresceu 215% - de 289,8 toneladas para 912,3 toneladas. Só no primeiro trimestre deste ano, a indústria já perdeu 243 toneladas, ou R$ 3,3 milhões.

Segundo o presidente do Sindicel, Sérgio Aredes, os roubos são praticados nas estradas ou nas próprias fábricas por quadrilhas especializadas e com armamento pesado. Ele afirma que as ocorrências nas fábricas normalmente são registradas aos sábados e domingos, quando a movimentação nas empresas é menor. Depois de renderem os seguranças, os ladrões permanecem entre 4 a 5 horas dentro da fábrica escolhendo os produtos que vão roubar, diz Aredes.

Na avaliação dele, para diminuir o número de ocorrências, as empresas transformadoras de cobre têm de assumir o compromisso de somente processar sucata quando a origem for comprovada. "É preciso também controlar a idoneidade dos participantes de leilões de sucata realizados pelos setores de energia elétrica e de telecomunicações", afirma o presidente do Sindicel. "Há muitos sucateiros que comercializam mercadoria roubada diversas vezes com a mesma nota fiscal", conclui.

Outro problema que tem se tornado comum no Brasil é o roubo de cabos de linhas de transmissão. Os ladrões chegam de caminhões e, em plena luz do dia, levam toneladas de cabos, prejudicando a população, que fica sem energia elétrica durante longos períodos, e as companhias elétricas, que têm de repor o material roubado.

Furnas Centrais Elétricas, por exemplo, que tem uma das maiores redes de transmissão do País, tem sofrido grandes prejuízos. No ano passado, a linha Adrianópolis - Angra, na região de Seropédica (RJ), ficou parada por causa de furto. Nessa mesma região, ladrões roubaram cinco bobinas com, aproximadamente, 3,5 toneladas de cabos de alumínio cada uma, da linha Adrianópolis - Cachoeira Paulista III. Em 2006, a empresa já registrou duas ocorrências em Ibiúna, no Estado de São Paulo.