Título: Licitação de hotel histórico vai à Justiça no Paraná
Autor: Nilson Brandão Junior
Fonte: O Estado de São Paulo, 02/05/2006, Economia & Negócios, p. B9

A licitação do Hotel das Cataratas, pertencente à rede de hotéis Tropical, dada pela Varig como garantia de empréstimos junto ao Banco do Brasil, deve parar na Justiça. O Sindicato das Empresas de Turismo (Sindetur) de Foz do Iguaçu promete entrar nesta semana com um mandado de segurança porque discorda do item 7, que trata do deslocamento dos hóspedes no interior do Parque Iguaçu. O edital de licitação, divulgado na semana passada pelo Ministério do Planejamento, determina que os hóspedes se locomovam no parque apenas em ônibus, microônibus ou vans.

O presidente do Sindetur, Plínio Scapinni, considera essa exigência resultado do "radicalismo" dos órgãos ambientais e, se for posta em prática, prejudicará todo o setor turístico local, pois impedirá que taxistas, guias e agentes de viagem trabalhem no interior do parque, uma área de preservação supervisionada pelo Ibama.

A licitação prevê o arrendamento do hotel, que fica em frente às Cataratas do Iguaçu e está sob administração da Rede Tropical & Resorts do Brasil. A estrutura atual do hotel - a primeira foi destruída por um incêndio na década de 50 - está rm operação desde 1959.

O vencedor terá de fazer investimentos estimados em R$ 25,5 milhões e ficará à frente do hotel por 20 anos. O número de leitos (203) não poderá ser alterado, bem como a fachada do hotel. A abertura dos envelopes está prevista para junho.