Título: 'Tomaremos as medidas necessárias'
Autor: Nicola Pamplona
Fonte: O Estado de São Paulo, 02/05/2006, Economia & Negócios, p. B4

Presidente da Petrobrás interrompe viagem aos EUA e diz que primeira preocupação é garantir fornecimento de gás

O presidente da Petrobrás, José Sérgio Gabrielli, disse ontem que a empresa vai tomar as "medidas necessárias, em todas as instâncias", para preservar os investimentos na Bolívia, ameaçados após a publicação do decreto da nacionalização, ontem, pelo presidente Evo Morales. O duro texto elaborado pelo governo boliviano surpreendeu a direção da estatal, que havia retomado as negociações com os bolivianos há duas semanas. "Foram medidas unilaterais e não amistosas", afirmou o executivo, que antecipou sua volta ao Brasil para avaliar a questão com o governo brasileiro e técnicos mais próximos das atividades no país vizinho.

Gabrielli chegou a Houston ontem pela manhã, para participar da Offshore Technology Conference (OTC), feira mundial de tecnologia de petróleo. Foi surpreendido no fim da manhã com a publicação do decreto e voltou ao Brasil ontem à noite mesmo. Durante almoço com jornalistas na capital texana, não parava de conversar ao telefone com assessores no Brasil e na Bolívia. "A principal preocupação é garantir o fornecimento de gás ao mercado brasileiro", disse em entrevista no fim da tarde, após reunião com seus sócios na Refinaria de Pasadena.

Segundo ele, a ocupação dos campos de gás pelo exército boliviano não interromperam o fluxo de gás para o Brasil. "Mas precisamos ter atenção especial a respeito de qualquer impacto sobre o processo produtivo", ressaltou. A Petrobrás espera que o contrato de importações atual, que prevê o envio de até 30 milhões de metros cúbicos por dia, seja mantido, mas Gabrielli disse que o decreto deixou muitas dúvidas sobre o que significará a nacionalização.

"Haverá compensações? Qual a nova relação contratual? Vão romper o contrato de exportação?", questionou o executivo, que vai tentar uma reunião com o governo boliviano para esclarecer a questão. Até segunda ordem, todos os investimentos na Bolívia estão suspensos. No início do ano, a Petrobrás chegou a propor uma série de projetos no país vizinho, que somariam US$ 5 bilhões. "Não tem investimento nenhum. Não tem nada mais de crescimento previsto até que se resolva a situação", afirmou.

O diretor internacional da companhia, Nestor Cerveró, procurou tranqüilizar o consumidor brasileiro de gás, afirmando que os volumes atuais serão mantidos. O gás da Bolívia representa 50% do mercado brasileiro. Se as negociações não forem bem-sucedidas, a empresa poderia recorrer à arbitragem internacional.

NOTA OFICIAL A Petrobrás divulgou ontem à noite nota sobre a decisão do governo boliviano de nacionalizar as reservas de gás do País:

"A Petrobrás vem a público comunicar que na data de hoje, 1º de maio, o governo da Bolívia, em atitude unilateral, emitiu decreto que altera substancialmente as condições regulatórias e de operação da indústria de energia naquele país. A Petrobras comunica ainda que está analisando as ações do governo boliviano para adotar as medidas cabíveis, em todas as instâncias, no sentido de garantir o fornecimento de gás para o mercado brasileiro e de resguardar os direitos da Companhia.