Título: Convocação para protesto foi feita por meio da internet
Autor: Alessandra Pereyra e Clarissa Thomé
Fonte: O Estado de São Paulo, 22/05/2006, Nacional, p. A6

As passeatas do Dia da Dignidade Nacional foram organizadas pela internet pelos líderes do Movimento Reforma Brasil. Por meio do site de relacionamentos Orkut, mensagens com a proposta do movimento e os objetivos da passeata foram sendo espalhadas pela rede.

Em pouco tempo, a notícia sobre a mobilização estava em comunidades tão diversas quanto Eu odeio o PT e Harley-Davidsons da Vila Olímpia. "A notícia correu feito rastilho de pólvora", atesta o estudante de publicidade Guilherme Sampaio, de 22 anos, integrante da organização.

Segundo ele, a manifestação de ontem começou a ser organizada no início do mês em São Paulo. Graças à velocidade da internet, gente das principais capitais aderiu. Foi criado um manifesto que passou a circular também por meio do e-mail convencional.

Esta foi a quarta vez que o Reforma Brasil, criado em 7 do setembro de 2005, apostou na internet como ferramenta de mobilização. Nas três anteriores, os atos convocados não foram bem-sucedidos. "Estamos surpresos com a participação. É sinal de que o povo brasileiro quer mudar. Não suporta mais", disse o jornalista Jorge Serrão. Depois da Copa do Mundo tem mais.