Título: Candidato governista mantém frente em pesquisa no México
Autor: Teresa Watanabe, Nicole Gaouette
Fonte: O Estado de São Paulo, 03/05/2006, Internacional, p. A13

Segundo sondagem do jornal 'Milenio', Calderón tem 3 pontos de vantagem sobre o esquerdista López Obrador

O candidato governista à presidência do México, Felipe Calderón, reafirmou sua liderança nas intenções de voto para as eleições de 2 de julho com 3 pontos porcentuais sobre seu rival de esquerda, Andrés Manuel López Obrador.

Segundo pesquisa publicada ontem pelo jornal Milenio - uma semana após o primeiro debate presidencial boicotado pelo candidato esquerdista -, Calderón, do Partido Ação Nacional (PAN), tem 36% das intenções de voto; López Obrador, do Partido da Revolução Democrática (PRD), 33%; e Roberto Madrazo, do Partido Revolucionário Institucional (PRI), 28%.

A pesquisa foi realizada entre 26 e 29 de abril com 1.500 eleitores de todo o país. A margem de erro é de 2,6%. Na semana passada,Calderón já apareceu com uma vantagem de 3 pontos sobre López Obrador em pesquisa do jornal Reforma.

López Obrador liderou as pesquisas durante os últimos três anos, mas perdeu terreno nas últimas semanas depois que seus rivais lançaram uma dura campanha contra ele. Aparentemente, López Obrador foi prejudicado por uma disputa com o presidente Vicente Fox e por ter rejeitado participar, com outros candidatos, do primeiro debate na TV.

O candidato esquerdista insistiu ontem em que continua liderando as pesquisas e disse que participará do segundo debate, em junho. López Obrador considerou que as pesquisas estão sendo manipuladas e fazem parte de uma "guerra suja" contra ele.

Calderón prometeu criar empregos, reformar a ineficiente indústria energética mexicana e manter as políticas fiscais conservadoras de Fox. López Obrador assegurou que porá fim a duas décadas de reformas de livre mercado, aumentando o gasto em projetos sociais e na criação de empregos com grandes projetos de infra-estrutura.