Título: Seqüestradores libertam dois alemães no Iraque
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 03/05/2006, Internacional, p. A12
Os engenheiros Thomas Nitzschke e René Braunlich ficaram mais de três meses em cativeiro, mas estão em boas condições físicas
Dois engenheiros alemães, seqüestrados no Iraque em janeiro, foram libertados ontem. Thomas Nitzschke e René Braeunlich haviam sido capturados quando se dirigiam à refinaria de Beiji, dois dias depois de chegarem ao país.
Três dias após a captura, a rede Al-Jazira divulgou um vídeo em que os seqüestradores, que se intitulavam membros do grupo Brigada dos Seguidores do Monoteísmo e da Suna, exigiam, entre outras coisas, o fechamento da embaixada alemã em Bagdá. O anúncio da libertação foi feito um comunicado do Ministério das Relações Exteriores da Alemanha, mas não esclareceu as causas da libertação. A embaixada não foi fechada e não há indícios de que o governo alemão tenha pago resgate aos seqüestradores.
O Iraque viveu ontem um dia tenso. Um carro-bomba atacou o comboio do governador Maamoun Sami Rasheed, em Ramadi, capital da província de Anbar, uma das principais zonas de resistência sunita. Três guarda-costas foram mortos e Rasheed ficou ferido. Ontem, a TV Al-Arabiya, de Dubai, exibiu imagens de homens pisoteando o cadáver do ex-primeiro-ministro Muhamad Al-Zubeidi, que ocupou o cargo na época do ditador Saddam Hussein e morreu no ano passado sob custódia americana. O vídeo mostra um homem pisando com uma botina a garganta de Al-Zubeidi.
Em entrevista à TV, o presidente do Iraque, Jalal Talabani, disse que se reuniu com líderes da insurgência e os considerou "prontos para um processo político pacífico". Segundo Talabani, eles não consideram mais os americanos seu maior inimigo, mas a "ameaça iraniana", ou seja, a maioria xiita no Iraque.
IGNORÂNCIA
Pesquisa realizada nos EUA revelou o desconhecimento da população sobre o Iraque: 60% dos jovens entre 18 e 24 anos não sabem onde fica o Iraque passados mais de três anos da invasão americana. Dois terços também não conseguem indicar onde fica Israel em um mapa.