Título: Mercadante e Marta irão disputar voto de 80 mil
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 03/05/2006, Nacional, p. A9

A quatro dias da prévia que vai definir o candidato do PT ao Palácio dos Bandeirantes, a ex-prefeita Marta Suplicy e o líder do governo no Senado, Aloizio Mercadante, apertam o passo em busca dos votos dos 192 mil petistas credenciados para a escolha. A expectativa do partido é que entre 80 mil e 85 mil filiados, pelo menos, compareçam no domingo a um dos 661 locais de votação no Estado de São Paulo - o único a ter prévias neste ano.

Para a escolha do nome que vai representar o partido na corrida pelo governo paulista, estão habilitados todos os filiados do PT no Estado, inclusive os que não estão em dia com a mensalidade. "Decidimos não exigir que o filiado apresente o recibo (de pagamento da anuidade). Foi um critério com que todos concordaram", afirmou ontem o presidente do PT estadual, Paulo Frateschi.

A expectativa de comparecimento no domingo leva em consideração o número de filiados que foram às urnas em setembro do ano passado no Processo de Eleição Direta (PED), realizado para a renovação da direção nacional do partido. Em São Paulo, 71,5 mil petistas votaram. "Tomamos como base o número de militantes que votaram no PED, acreditando que o número agora será um pouco maior", disse Frateschi.

O PT espera apresentar até quarta-feira da semana que vem o resultado da prévia que definirá o adversário do ex-prefeito José Serra (PSDB) na disputa pelo governo. A eleição petista será realizada das 9 às 17 horas em 561 dos 645 municípios do Estado.

Ontem, os dois pré-candidatos passaram o dia em São Paulo, sem agenda externa, segundo suas assessorias. À noite, estava prevista a participação de Marta em uma plenária em Francisco Morato, na Grande São Paulo. A região metropolitana é prioritária para Marta nesta reta final de campanha, segundo um dos coordenadores de sua pré-candidatura, Valdemir Garreta. "Vamos trabalhar até o último minuto", afirmou.

Linha semelhante é adotada entre os coordenadores da pré-candidatura de Mercadante. "A disputa será voto a voto", avaliou o deputado Simão Pedro, escudeiro do senador. Segundo a análise dos dois grupos, Marta é favorita na capital, da qual foi prefeita por quatro anos (2001 a 2004); Mercadante, eleito para o Senado com 10 milhões de votos em 2002, tem popularidade maior no interior.

Depois de a temperatura da disputa entre as duas pré-candidaturas ter esquentado, no mês passado, ganhando até ares de guerrilha e suspeitas de fraude, conforme noticiou o Estado, o clima às vésperas da prévia está mais ameno. "Pedi que os dois grupos evitassem tensionamento", comentou Frateschi.