Título: Alckmin cobra 'reação enérgica' do governo
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 03/05/2006, Economia & Negócios, p. B8

O pré-candidato do PSDB à Presidência da República, Geraldo Alckmin, cobrou uma reação mais enérgica do governo brasileiro à decisão da Bolívia de controlar o setor de petróleo e gás. Ele condenou a invasão de ontem, por tropas do Exército boliviano, a uma instalação da Petrobrás no país, para anunciar a nacionalização das reservas. Em campanha pelo Nordeste, Alckmin encerra hoje uma visita de três dias

Já o presidente nacional do PSDB, o senador Tasso Jereissati (CE), acusou em Fortaleza o presidente Luiz Inácio Lula da Silva de "omisso" e "conivente" por não cumprir a obrigação constitucional de defender o País. "A obrigação constitucional dele é defender os interesses brasileiros imediatamente."

Segundo ele, o que aconteceu com a Petrobrás na Bolívia representa "a falência de uma desastrada política internacional" do atual governo brasileiro. Lula, disse Tasso, deveria tomar todas as medidas legais internacionais "e chamar o embaixador brasileiro" (na Bolívia), pois foi rompido um contrato e direitos fundamentais do País foram desrespeitados."