Título: Bolsa não desanda e recupera queda inicial
Autor: Fabio Graner, Denise Chrispim Marin
Fonte: O Estado de São Paulo, 03/05/2006, Economia & Negócios, p. B5

A Bolsa de São Paulo, que tem na Petrobrás sua principal ação, não desandou ontem. A reação negativa ocorreu apenas na abertura do pregão, quando chegou a recuar 0,21%. A Bolsa encerrou o pregão com valorização de 1,62%, com o Índice Bovespa (Ibovespa) acomodado no nível mais alto do dia, em 41.016 pontos, também recorde. Petrobrás PN fechou com alta de 1,77%, cotada a R$ 47,05, e a ON com avanço de 3,41%, a R$ 52,75.

"O mercado reagiu negativamente no começo dos negócios, mas reavaliou os efeitos da decisão do governo boliviano e passou a focar os fundamentos positivos da Petrobrás", diz Luiz Otávio Broad , analista de petróleo da Ágora Senior DTVM. Os investidores teriam desconsiderado a perda de cerca de 2% das receitas geradas por operações na Bolívia e apostado na alta do barril do petróleo, na expansão da produção local e na auto-suficiência.

A analista de investimentos da SLW Corretora, Kelly Trentin, diz que a avaliação do mercado é de que o aumento de imposto sobre o gás, de 50% para 82%, não deverá reduzir o faturamento da Petrobrás pois a empresa, como já fez outras vezes, tende a repassar o aumento de custo ao consumidor.