Título: Tentativa de convocação de Dantas foi jogo de cena
Autor: João Domingos
Fonte: O Estado de São Paulo, 24/05/2006, Nacional, p. A5

Governo e oposição participaram de uma encenação em torno da convocação de Daniel Dantas, banqueiro do Opportunity, a quem se atribui a elaboração de um dossiê contra o PT, divulgado pela revista Veja. Ao desinteresse dos oposicionistas em tomar o seu depoimento juntou-se o desejo petista de não ouvi-lo.

Dantas, que teria contratado um espião para coletar informações sobre supostas contas no exterior do presidente Lula e de ministros, ganhou a condição de intocável depois de um jantar de duas horas, na casa do senador Heráclito Fortes (PFL-PI), com o ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos - um dos denunciados pelo banqueiro -, e os deputados Sigmaringa Seixas (PT-DF) e José Eduardo Martins Cardozo (PT-SP).

O encontro, há uma semana, não foi uma das típicas reuniões entre adversários políticos. Articulado pelo empresário Carlos Rodenburg, um dos sócios de Dantas, o convescote foi tão informal que se iniciou com uma discussão sobre futebol e Copa.

Para esquentar a conversa e torná-la mais próxima, os participantes trocaram impressões sobre a crise de segurança em São Paulo. Nem parecia que, na tarde daquele mesmo dia, o banqueiro teria tido informações de que a Polícia Federal engendrava em segredo uma operação para prendê-lo.

Tanta cortesia sequer chegou a ser quebrada quando, de maneira gentil, Bastos entrou no assunto. "Para ser franco, eu acho que você está por trás do dossiê", teria dito o ministro, segundo um dos participantes do encontro. Dantas teria respondido com uma certa dose de frieza.

"Só se que fosse muito burro - e acho que sou inteligente - para vazar um dossiê com contas no exterior do ministro da Justiça, do diretor da Polícia Federal, Paulo Lacerda, e do senador Romeu Tuma", argumentou Dantas.

O ministro chegou a contar que tinha contratado uma empresa para averiguar a suposta conta. E negou qualquer possibilidade de uso político da PF contra o banqueiro. Dantas, por sua vez, recolheu-se e deixou Brasília sem interesse de depor na CPI, como havia manifestado.