Título: Biografia é blindagem para Lula, afirma FHC
Autor: Lisandra Paraguassú
Fonte: O Estado de São Paulo, 24/05/2006, Nacional, p. A12

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso disse anteontem à noite, em conversa com jornalistas mineiros, que a biografia construída pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao longo dos anos o manteve blindado aos sucessivos escândalos que envolveram seu governo e seu partido. A biografia, disse, permite a Lula mudar seu discurso e descartar bandeiras que antes defendia, sem sofrer punições da sociedade.

Como exemplo de adequações que Lula fez no discurso, FHC citou que ele sempre direcionou suas declarações aos "trabalhadores", mas gradativamente, a partir de 2002, passou a se dirigir aos "pobres". Lembrou também que Lula - assim como o PT - sempre foi a favor do parlamentarismo, mas depois de eleito reposicionou suas idéias a respeito.

A biografia ajudou Lula a descolar-se do PT e escapar à responsabilização direta pelas denúncias de corrupção, afirmou o ex-presidente. Quando seus assessores mais diretos foram citados, ele dizia que tinha sido "traído", sem citar nomes; a seguir, elogiava de público os aparentes "traidores", chamando-os de "companheiros".

Na conversa, que aconteceu no Palácio das Mangabeiras, residência oficial do governo de Minas, e foi presenciada pelo governador Aécio Neves, FHC disse que Lula é hoje um político de "grande traquejo", mas que sua passagem pela Presidência da República evidenciou seu conservadorismo. O ex-presidente afirmou que, em suas decisões, Lula sempre escolhe a opção mais conservadora.