Título: CPI vai ouvir líder do PCC no Fórum da Barra Funda
Autor: Denise Madueño
Fonte: O Estado de São Paulo, 24/05/2006, Metrópole, p. C4

A CPI do Tráfico de Armas decidiu ouvir o depoimento do líder do PCC Marcos Willians Herbas Camacho, o Marcola, no Fórum da Barra Funda, em São Paulo. O presidente da Câmara, Aldo Rebelo (PC do B-SP), proibiu que o preso fosse levado ao prédio do Congresso, por questões de segurança. A data do depoimento, prevista para a próxima semana, não foi confirmada pelo presidente da CPI, deputado Moroni Torgan (PFL-CE).

O pedido de convocação de Marcola foi aprovado no início do mês, antes da semana de ataques promovidos pelo crime organizado em São Paulo. A maioria da CPI argumentou que a presença de Marcola na Câmara, em depoimento transmitido pela TV, seria uma forma de promovê-lo. "Seria mais prudente ouvirmos esse bandido lá na cadeia, que é o lugar dele", disse o deputado Alberto Fraga (PFL-DF). A deputada Perpétua Almeida (PC do B-AC) argumentou que, na Câmara, a CPI acabaria colocando Marcola em evidência.

"Proporcionarmos um espaço público para que esse criminoso possa ser ouvido como personalidade pela TV e pelos presídios é tudo que ele queria. Ele teria espaço para mandar recados para o sistema penitenciário de todo o Brasil", argumentou o relator da CPI, Paulo Pimenta (PT-RS). "É totalmente inconveniente transformar (Marcola) em personalidade e dar a ele status de pop star, falando ao vivo e em cores para todos os criminosos do País", completou o relator.

Os deputados Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP) e Luiz Couto (PT-PB) defenderam o depoimento na Câmara. "Ele só será escrachado se for uma sessão pública na Câmara", argumentou Faria de Sá. Para Couto, a ausência de Marcola na Câmara é "como um reconhecimento de que estamos amedrontados com isso, o que não é verdade".

Além do fórum em São Paulo, os integrantes da CPI analisaram outras duas alternativas que foram derrotadas em votação: ouvir Marcola na Assembléia Legislativa de São Paulo ou na sede da Polícia Federal, em Brasília.