Título: Fórum debate crescimento do País
Autor: Adriana Chiarini
Fonte: O Estado de São Paulo, 14/05/2006, Economia & Negócios, p. B9

Painéis vão tratar da questão internacional, com destaque para a política externa e para a crise com a Bolívia

A 18ª edição do Fórum Nacional, organizado pelo ex-ministro do Planejamento João Paulo dos Reis Velloso, começa na segunda-feira, mantendo a tradição de grande número de autoridades e especialistas debatendo assuntos nacionais importantes. O tema geral é "Por que o Brasil não é um país de alto crescimento?". Outro destaque este ano será a política externa e a crise com a Bolívia.

O horário de abertura do evento foi adiantado de 14h30 para 14h para homenagear e ouvir o presidente da Petrobrás, José Sérgio Gabrielli.

Dois painéis da quarta-feira serão dedicados à questão internacional e terão a participação do chanceler Celso Amorim, pela manhã, e do assessor especial da Presidência da República, Marco Aurélio Garcia, à tarde. Com Garcia, estarão também o embaixador Sérgio Amaral, que foi ministro do Desenvolvimento no governo Fernando Henrique Cardoso, e o embaixador Marcos Azambuja, crítico da política externa do governo.

Os ministros da Fazenda, Guido Mantega, e do Desenvolvimento, Luiz Fernando Furlan, participarão da sessão de abertura, após Gabrielli, e da "Mensagem aos brasileiros de boa fé" que será lida por Reis Velloso, que dará a posição do Fórum sobre a situação do País. "Os brasileiros de boa fé são a maioria silenciosa. Vamos destacar a importância de que esses brasileiros de boa fé passem à posição de liderança. Chega de maioria silenciosa!", disse ao Estado, saindo um pouco de seu tom conciliador habitual.

Na terça-feira de manhã, a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, e o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, debaterão o tema "Fora do desenvolvimento não há salvação - a agenda macro de preparação das bases, sem dogmatismos". Falarão também nesse painel o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Demian Fiocca, e especialistas como Raul Velloso e Affonso Celso Pastore.

Na tarde do mesmo dia, serão discutidas as causas dos problemas fiscais brasileiros e, sobre isso, se pronunciarão o ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, o presidente da Câmara dos Deputados, Aldo Rebelo, e outras personalidades.

Na quinta-feira pela manhã, o assunto é "Inovação como estratégia para alcançar o alto crescimento". Os destaques são o ministro de Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende, e o presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Glauco Arbix.

O ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, e o ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, general Jorge Armando Félix, participam do último painel, sobre violência. O encerramento do Fórum será feito pelo economista-chefe do Departamento de Economia para a América Latina e Caribe do Banco Mundial, William F. Maloney.