Título: Policial avisa: 'O tiro vai sair pela culatra'
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 14/05/2006, Internacional, p. A20

O policial palestino Muhamad Hissan, de 29 anos, anda de mau humor. Desde março, não recebe o salário e está coberto de dívidas. Sua mulher e os dois filhos, que vivem em Belém, foram morar na casa da sogra. Seus planos de comprar um carro e reformar a casa foram adiados. "Tudo parece estar de cabeça para baixo", confessa o policial, entre um cigarro e outro.

Ele não é o único a reclamar. Cerca de 70 mil policiais palestinos deixaram de receber pagamento desde que a Autoridade Palestina ficou com os cofres vazios. O descontentamento e a tensão são palpáveis entre as tropas. A crise obrigou Muhamad a procurar trabalhos temporários nas horas de folga. É pintar uma parede aqui, carregar móveis ali. "Acabo não tendo um minuto de descanso e chego à delegacia cansado."

O que mais irrita Muhamad, porém, é engolir a vitória consagradora do Hamas. Leal ao partido Fatah, ele culpa o Hamas por tudo que está acontecendo. Segundo o policial, se a estratégia do Ocidente e de Israel é pressionar os palestinos para que derrubem o Hamas, o tiro vai sair pela culatra: "Ouvi dizer que aumentou muito o número de jovens dispostos a cometer atentados contra israelenses e estrangeiros."