Título: Ronivon se entrega à polícia em Brasília
Autor: Wilson Tosta e Sérgio Gobetti
Fonte: O Estado de São Paulo, 28/05/2006, Nacional, p. A6

Acusado de envolvimento no esquema de compra irregular de ambulância por prefeituras, investigado pela Polícia Federal na Operação Sanguessuga, o ex-deputado federal Ronivon Santiago (PP-AC) se entregou à PF na sexta-feira à noite, em Brasília.

A polícia o procurava desde quarta-feira, quando a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ellen Gracie, ordenou a recaptura dos integrantes da quadrilha, que haviam sido soltos por decisão do Tribunal Regional Federal da 1ª Região.

O ex-parlamentar é acusado pela PF de receber propina para direcionar emendas parlamentares da área da saúde à Planam, empresa pertencente ao empresário Darci José Vedoin, apontado como um dos artífices do esquema de superfaturamento das ambulâncias. Vedoin também está preso.

Além de Ronivon, outro ex-deputado federal foi preso na operação. Carlos Rodrigues, conhecido como Bispo Rodrigues, também é acusado de se beneficiar da fraude, da qual, aponta a investiação da polícia, fizeram parte ainda funcionários do Ministério da Saúde e dezenas de parlamentares.