Título: Feministas cobram sensibilidade da presidente
Autor: Mariângela Gallucci
Fonte: O Estado de São Paulo, 28/05/2006, Nacional, p. A16

A atuação da ministra Ellen Gracie Northfleet no Supremo Tribunal Federal (STF) rendeu críticas de feministas. "Infelizmente a ministra não foi muito solidária conosco, com a luta feminista", diz a médica e secretária-executiva da Rede Feminista de Saúde, Fátima Oliveira.

Segundo Fátima, a ministra tem de ter sensibilidade para temas como aborto e interrupção de gestações de fetos com anencefalia. "Achamos que ela precisa ter sensibilidade suficiente para entender que é de extrema crueldade para as mulheres a não interrupção da gestação de feto com anencefalia", afirmou a médica.

Em 2004, Ellen deu um dos votos que derrubaram uma liminar favorável às intervenções.

Fátima observou que Ellen Gracie foi apoiada pelas feministas para chegar ao Supremo. Ela contou que integrantes do movimento estiveram com o então presidente da República e responsável pela indicação de Ellen para o STF em 2000, Fernando Henrique Cardoso, referendando a escolha do nome para a principal corte de Justiça do País. "Esperamos que ela possa ser mais solidária com o movimento feminista", disse Fátima.

Por outro lado, a secretária-executiva do Rede Feminista indicou como ponto positivo da atual administração de Ellen Gracie no Supremo Tribunal Federal a escolha de mulheres para ocuparem cargos estratégicos na corte e historicamente desempenhados por homens, como a chefia de segurança.

Keydna Alves Lima Carneiro é a atual coordenadora de segurança do STF. "Foram medidas positivas", avaliou Fátima.