Título: Papa pede que João Paulo II vire santo logo
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 28/05/2006, Vida&, p. A32

Na visita que fez ontem a Wadowice, a cidade natal de João Paulo II, Bento XVI rezou para que o primeiro papa polonês da história "seja em breve elevado à glória dos altares".

"Venho com grande emoção ao lugar onde nasceu meu grande antecessor, onde ele passou sua infância e sua adolescência", disse Joseph Ratzinger em polonês, diante de dezenas de milhares de pessoas.

Bento XVI foi recebido com cantos e palmas pelos moradores de Wadowice. Esta foi a primeira visita do papa alemão ao povoado de 20 mil habitantes, transformado em local de peregrinação para católicos de todo o mundo.

O pedido para que João Paulo II torne-se santo em breve é repetido por milhares de católicos poloneses no dia 2 de cada mês, em memória à data em que o Santo Padre morreu, 2 de abril do 2005. Eles se reúnem diante do arcebispado da Cracóvia para rezar.

Bento XVI visitou a basílica da Imaculada Conceição, a casa natal de João Paulo II, transformada em museu, e se reuniu napraça Rynek, no centro do povoado, com milhares de poloneses.

Em sua última ida à Polônia, João Paulo II, já doente, apenas sobrevoou a praça num helicóptero, durante quatro minutos. Embaixo, muitos fiéis choravam.

Bento XVI lembrou que o papa morto no ano passado foi batizado com as águas da pia batismal de Wadowice e que essa água marcou sua vida. "Nela está a chave para compreender a coerência de sua fé, o radicalismo de sua vida cristã e o desejo da santidade que manifestou continuamente", afirmou.

Acompanhado pelo cardeal da Cracóvia, Stanislaw Dziwisz, que foi o fiel secretário de João Paulo II durante 40 anos, Bento XVI assinou o livro de honra da catedral e viu dezenas de fotografias de Karol Wojtyla na infância e juventude.

Após Wadowice, Bento XVI visitou o santuário de Kalwaria Zebrzydowska, muito querido por João Paulo II porque ali ele foi entregue à Igreja por seu pai. Bento XVI lembrou que João Paulo II, na primeira vez que o visitou como papa, em 1979, pediu que rezassem por ele enquanto estava vivo e depois de morto.

"Venho, com gratidão, rezar por ele, como pediu e, assim como ele, também peço que rezeis por mim e por toda a Igreja", afirmou. O santuário de Kalwaria é dedicado à Paixão de Cristo e engloba muitas capelas situadas a seu redor, que simulam a Via Sacra.

De Kalwaria, Bento XVI voltou à Cracóvia para visitar o santuário da Divina Misericórdia e a catedral de Wawel. No fim da tarde, ele se reuniria em vigília com jovens poloneses. Para hoje está prevista a ida a Auchwitz, antigo campo de concentração nazista.