Título: BR Distribuidora negocia prazo com empresa
Autor: Alberto Komatsu
Fonte: O Estado de São Paulo, 18/05/2006, Economia & Negócios, p. B18,19

A BR Distribuidora está perto de fechar acordo com a Varig para fornecimento de combustível sem exigir o pagamento à vista. A Varig já não efetua os pagamentos à vista há seis dias, com respaldo da Justiça. Mas a presidente da BR Distribuidora, Maria das Graças da Silva Foster, estava disposta a reverter a decisão.

¿Não tem cabimento que a empresa financie, coloque parte de seus lucros em outra companhia. Isso não vai resolver¿, disse ontem a executiva, antes de uma reunião entre representantes da BR e da Varig.

No encontro, mediado pelo juiz auxiliar da 8ª Vara Empresarial, Paulo Roberto Fragoso, as duas empresas acertaram que a distribuidora daria à Varig prazo até amanhã sem fazer a cobrança. Além disso, as duas empresas estão perto de um acordo para estender essa trégua até o leilão da Varig, em julho.

O acordo prevê que a Varig transfira à BR ¿recebíveis¿ de cartão de crédito. Esses recursos se referem a bilhetes vendidos, mas que ainda não foram pagos à Varig. Segundo participantes da reunião, o juiz titular da 8ª Vara, Luiz Roberto Ayub, chegou a afirmar que teria de decretar a falência da Varig caso não houvesse acordo.