Título: Leilão da Varig tem 17 candidatos
Autor: Alberto Komatsu
Fonte: O Estado de São Paulo, 18/05/2006, Economia & Negócios, p. B18,19

Gol, Web Jet e Ocean Air estão entre as empresas que demonstraram interesse em fazer oferta pela companhia

O leilão da Varig, previsto para o início de julho, já conta com o interesse de 17 candidatos. Gol, WebJet e Ocean Air manifestaram ontem a intenção de participar da disputa, mas sem recorrer ao empréstimo-ponte concedido pelo BNDES.

No fim do prazo para aceitação de propostas, o banco recebeu ontem três pedidos, mas não divulgou os nomes das empresas. A Varig declarou ter sido procurada por 14 interessados, que não terão dinheiro do banco estatal. A companhia aérea está negociando diretamente com bancos privados a concessão de empréstimos-ponte e irá anunciar o resultado em 48 horas.

Os dois processos correrão em paralelo até o leilão. A Varig depende dos recursos do empréstimo para manter seu fluxo de caixa e garantir a continuidade das operações pelo menos até a data da venda.

Em palestra na Câmara de Comércio Americana ontem, o presidente da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Milton Zuanazzi, reiterou que a situação financeira da companhia é crítica, devido à necessidade de verba para cobrir custos operacionais diários. "A empresa possui um fluxo que tem que vencer. Estou preocupado com a situação", afirmou.

O empréstimo-ponte foi a maneira encontrada para capitalizar imediatamente a Varig. Os interessados na compra, que obtiverem o financiamento, têm o compromisso de depositá-lo no caixa da Varig para fazer frente às despesas. A questão é que muitos candidatos não consideraram vantajosa a oferta feita pelo BNDES.

"Não há diferencial. As condições são as mesmas do mercado. Por isso, algumas empresas acharam melhor recorrer a seus próprios bancos", explicou Marcelo Gomes, diretor da consultoria Alvarez e Marsal, responsável pelo processo de reestruturação da Varig.

Para tentar aumentar a atratividade do negócio, a consultoria estuda com a Anac uma forma de antecipar a liberação de alguns dados estratégicos da empresa. A previsão de abertura do data room é 9 de junho.

A Varig solicitou também ao BNDES a estruturação de um financiamento para o próprio leilão. A direção do banco informou que a proposta está sendo avaliada. Para o eventual financiamento, porém, será montado um modelo específico e não utilizada a modelagem que marcou os leilões de privatização.

ALTERNATIVAS No início da tarde, quando os pedidos de empréstimo ainda não haviam sido protocolados no banco estatal, o presidente da Anac chegou a listar alternativas para tornar viável o caixa da Varig, inclusive a negociação da dívida dos Estados com a companhia, em função de cobrança indevida de ICMS. O valor gira em torno de R$ 1,3 bilhão. "Se esse dinheiro entrasse, a Varig não precisaria do empréstimo-ponte", disse.

Os presidentes da OceanAir e da WebJet, que assistiram à palestra de Zuanazzi, confirmaram o desinteresse pelo empréstimo-ponte de até US$ 166 milhões do BNDES. Os executivos, porém, enfatizaram que têm interesse em participar do leilão. De acordo com o presidente da WebJet, Paulo Henrique Coco, a empresa vai esperar o edital da concorrência para verificar como serão as regras. "O risco é grande. Vou fazer o empréstimo-ponte para um terceiro administrar e lá na frente ninguém garante que vou ser remunerado" comentou Coco.

Carlos Ebner, presidente da Ocean Air, disse que também tem muitas dúvidas em relação às regras do financiamento e descartou a participação da companhia nessa etapa. Mas confirmou o interesse no leilão.

O vice-presidente de Operações da Gol, David Barioni, também declarou interesse e disse que está esperando a apresentações para investidores (o data room) e os critérios de venda para definir se será uma das investidoras ou não. Ele afirmou que a Gol requisitou informações sobre a operação e está acompanhando os detalhes pela imprensa.

"Estamos esperando o data room e a definição dos critérios de venda. Sem isso, não é possível dizer se vamos participar ou não do leilão. Mas fizemos uma requisição para obter mais informações", declarou o vice-presidente.