Título: Bolívia e Venezuela juntas na exploração de minério
Autor: Paulo Moreira Leite
Fonte: O Estado de São Paulo, 18/05/2006, Economia & Negócios, p. B4

Os presidentes da Bolívia, Evo Morales, e da Venezuela, Hugo Chávez, assinarão no dia 26 de maio um acordo para a criação da empresa binacional de mineração Minera del Sur (Minersur), informou ontem o ministro boliviano de Desenvolvimento Sustentável, Carlos Villegas.

Os dois presidentes vão se encontrar na região cocaleira de Chapare, centro do país, reduto eleitoral de Evo, para assinar uma série de acordos.

Segundo Villegas, "a constituição da Minersur será feita de tal forma que a empresa não representará apenas o ferro, mas outros minerais".

O ministro boliviano garantiu que a formação da empresa não está relacionada à mina de Mutún. Villegas criticou setores da oposição que acusam o governo boliviano de expulsar a siderúrgica brasileira EBX para entregar a exploração da mina a uma empresa venezuelana. A justificativa para a expulsão é que a empresa violava a Constituição do país que estabelece a não existência de companhias estrangeiras numa faixa de 50 quilômetros ao longo da fronteira. Além disso, havia a alegação de que a empresa não tinha licença ambiental para funcionar.

Mutún, localizada na Província de Germán Busch de Santa Cruz, é a maior jazida de ferro e magnésio do mundo.

Calcula-se que tenha 40 mil toneladas de ferro e 10 mil toneladas de magnésio. Já há propostas de contrato de exploração e exportação de minério de Mutún feitas pela anglo-holandesa Mittal Steel, pela argentina Techint-Siderar e pelas chinesas Luneng Shangdong e o consórcio Jindall Steel and Power. A decisão deve sair no dia 27.