Título: Em 10 anos, País será o 12º produtor de petróleo
Autor: Nicola Pamplona
Fonte: O Estado de São Paulo, 18/05/2006, Economia & Negócios, p. B3

O Brasil deverá superar a Líbia na produção diária de barris de petróleo até 2015 e se tornará o 12º maior produtor mundial, segundo estimativa do Fórum Econômico Mundial, que ontem divulgou relatório sobre segurança energética.

Pelo levantamento, 15 países dominarão 58% da produção mundial de petróleo até 2015. A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) registra queda de influência no total da produção, hoje em torno de 40%.

No caso do Brasil, a capacidade de produção aumentará de 1,8 milhões de barris de petróleo por dia para 2,7 milhões. Isso permitirá que o País passe da 13ª colocação para a 12ª. A Arábia Saudita continuará com a maior capacidade de produção, seguida pela Rússia.

A produção brasileira vai crescer, mas, diz o relatório, o consumo também será maior. O Brasil segue a tendência de China e Índia, onde a demanda por energia também sofrerá um incremento significativo nos próximos dez anos. Segundo o Fórum Econômico Mundial, metade do crescimento da demanda virá dos países asiáticos até 2015.