Título: Itaipu começa a instalar as duas últimas turbinas
Autor: Nicola Pamplona
Fonte: O Estado de São Paulo, 18/05/2006, Economia & Negócios, p. B3

A usina binacional de Itaipu comemorou ontem 32 anos de existência iniciando a fase de instalação das duas últimas turbinas. A unidade geradora 9A entrou na reta final de testes, no chamado ensaio de confiabilidade, e vai operar 45 dias ininterruptamente, a plena carga. Depois, estará liberada para produzir energia para o sistema interligado brasileiro.

Outra turbina, a 18A, está em fase de ajustes técnicos e também começará a operar neste ano. Juntas, as duas unidades vão injetar no sistema 1.400 MW de energia e elevarão a potência de Itaipu para 14.000 MW. Hoje a usina tem capacidade para gerar 12.600 MW e é responsável por 25% do consumo de energia do Brasil.

Com a conclusão das duas últimas turbinas, Itaipu começa a tomar novos rumos. Hoje, por exemplo, a direção da hidrelétrica vai assinar um acordo de cooperação para o desenvolvimento de veículo elétrico com a empresa suíça Kraftwerke Oberhasli (KWO), que controla hidrelétricas no exterior.

Além disso, o projeto terá participação de universidades brasileiras e paraguaias. Segundo o diretor-geral brasileiro da usina, Jorge Samek, Itaipu receberá um veículo modelo Panda Elettra, da Fiat, movido à eletricidade. O desafio do acordo será aperfeiçoar o protótipo de veículo, capacitar profissionais para sua manutenção, desenvolver a transferência de know how entre as partes, além de reduzir custos e incentivar o uso do automóvel no Brasil, Paraguai e Suíça.

Samek afirmou ainda que a hidrelétrica vai fortalecer o desenvolvimento de novas tecnologias para capacitar a mão-de-obra da usina e também modernizar o sistema da hidrelétrica.