Título: Nas regiões Norte e Nordeste, o maior avanço
Autor: Márcia De Chiara
Fonte: O Estado de São Paulo, 28/05/2006, Economia & Negócios, p. B6

As regiões Norte e Nordeste do País são as que mais ampliaram a participação no total do consumo das famílias brasileiras. Segundo o estudo "Brasil em Foco", elaborado pela consultoria Target Marketing, o Nordeste responde por 16,7% do gasto das famílias neste ano, ante 16,4% em 2005. A fatia da região Norte, que era 5,1% no ano passado, agora está em 5,7%.

"O Nordeste vem ganhando participação no consumo nacional, com a transferência de várias empresas, especialmente nos setores industrial e de turismo, para a região", diz o diretor da consultoria, Marcos Pazzini. A importância da região Nordeste em termos de consumo já é equivalente à participação do Sul (16,8%), a segunda região mais rica do País.

De certa forma, a ascensão social das camadas de baixa renda para estratos mais elevados se reflete a maior importância que o Norte e o Nordeste passaram a ter no consumo nacional. É que, originalmente, essas regiões concentram populações com renda mais baixa. No caso do Nordeste, essa é a segunda região mais populosa do Brasil, onde estão 27,7% dos habitantes. "O Nordeste tem um contingente significativo e merece ser bem estudado."

Pazzini observa que essa migração de empresas para o Nordeste em busca novos mercados gera emprego e renda na região. Isso indica uma tendência de melhor distribuição da riqueza entre as partes do País.

Em número de empresas, por exemplo, o estudo mostra que o Nordeste detém hoje 15% das empresas formais existentes no País. Em 2000, essa participação era de 14,6%.

Já o Sudeste, a região mais populosa, mais rica e com maior potencial de consumo, está perdendo participação no bolo. O potencial de consumo da região encolheu um ponto porcentual no último ano. Respondia por 54,2% do consumo total das famílias brasileiras em 2005 e neste ano, por 53,2%, observa Pazzini. O número de empresas também diminuiu na região. Em 2000, 53,7% das companhias estavam nas região e, neste ano, 50,7%.