Título: Senadora cresce e incomoda petistas e tucanos
Autor: Vannildo Mendes
Fonte: O Estado de São Paulo, 29/05/2006, Nacional, p. A6

Uma mulher arretada, daquelas que não levam desaforo para casa, tornou-se o maior incômodo para os candidatos dos dois partidos com mais chance de ganhar a eleição presidencial. Aos 43 anos, a senadora Heloísa Helena (PSOL-AL) atrai votos à esquerda, de petistas desiludidos, e à direita, de eleitores que não vêem Geraldo Alckmin (PSDB-SP) como melhor alternativa.

¿Ela é uma candidata que chegará aos dois dígitos na preferência do eleitorado¿, avisou Marcos Coimbra, do Vox Populi. ¿A senadora recebe votos de quem se decepcionou com Lula e que não gosta do PSDB¿, avalia o presidente do Ibope, Carlos Augusto Montenegro. ¿Ela está ganhando votos dos descontentes e vai morder, na verdade, votos de Lula¿, diz Ricardo Guedes, do Sensus.

Isso não fez com que a senadora ficasse de salto alto. ¿Sou pé no chão e sei que as condições de uma vitória são mínimas¿, reconheceu. ¿Mas me sinto preparada para governar o País com um projeto de inclusão social diferente desse neoliberalismo.¿ A senadora seduz o eleitorado com seu jeito franco de mulher sertaneja, que nunca teve o nome envolvido em escândalos. ¿Não existiu, por exemplo, nenhuma deputada ou senadora mensaleira¿, analisa Coimbra. Ponto vulnerável seria a maneira como defende seus pontos de vista. ¿O eleitor não gosta da forma estridente que ela se expressa¿, diz Montenegro.