Título: 15 questões detectam insegurança alimentar
Autor: Robson Pereira
Fonte: O Estado de São Paulo, 18/05/2006, Nacional, p. A6

O conceito de segurança alimentar utilizado pelo IBGE, inspirado em metodologia adotada nos Estados Unidos, Canadá e México, entre outros países, contempla pessoas ou famílias que não sofrem restrições na quantidade ou na qualidade dos alimentos e não temem qualquer mudança deste cenário.

Já a insegurança alimentar é percebida em níveis que variam desde a preocupação de que o alimento acabe antes que haja dinheiro para a reposição até chegar ao ponto mais grave, em que a família passa a sofrer restrição na disponibilidade de comida.

São pessoas que deixam de comer "um ou dois dias", "alguns dias" ou "quase todos os dias", por absoluta falta de dinheiro para a compra de alimentos, destaca o estudo realizado pelo instituto, e que sofrem ainda psicologicamente pela falta de garantia de que não passarão mais fome.

Para elaborar a Escala Brasileira de Insegurança Alimentar, o IBGE cruzou dados recolhidos pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio, realizada no último trimestre de 2004, com um questionário com 15 perguntas. Para cada pergunta são oferecidas apenas as alternativas "sim" ou "não". A cada "sim", surgem outras opções de respostas para identificar freqüência.

Cada conjunto de perguntas recebe uma pontuação. Se as quatro primeiras receberem um "não" como resposta fica caracterizada uma situação de total segurança alimentar. Para caracterizar um quadro de insegurança grave é necessário que as pessoas entrevistadas respondam "sim" a pelo menos 11 das 15 questões da escala.