Título: Um em cada cinco jovens de 13 a 15 anos fuma tabaco
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 29/05/2006, Vida&, p. A10

NOVA YORK - Quase um em cada grupo de cinco adolescentes do mundo, com entre 13 e 15 anos, fuma. O resultado é de uma pesquisa feita com estudantes de 130 países e que teve o apoio da Organização Mundial de Saúde (OMS) e de centros de saúde dos Estados Unidos e do Canadá.

A pesquisa foi divulgada como uma antecipação ao Dia Mundial sem Tabaco, da OMS, na quarta-feira. O título da campanha deste ano é Tabaco, Mortal com Qualquer Tipo de Disfarce. A intenção é mostrar que não é só o cigarro que é perigoso. A pesquisa começou em 1999. O estudantes foram perguntados sobre o uso de tabaco, sobre fumo passivo e efeito de propagandas. No total, 17,3% deles disseram fumar.

Os números foram divididos entre os que consomem cigarro e os que usam outras fontes de tabaco, como charuto, cachimbo e fumo de corda. Em cigarro, o índice total é de 8,9%; outros usos tiveram taxa de 11,2%.

Para divulgar os resultados, os países foram agrupados em seis regiões. A Europa e as Américas tiveram os mais altos índices mundiais de consumo de cigarro, com 17,7% dos estudantes.

O adolescentes do Sudeste Asiático são os que menos fumam cigarros: 4,3%. No entanto, 13,3% deles disseram consumir tabaco por outro meio.

Em todas as regiões, o fumo é mais comum entre meninos do que entre meninas. Mesmo assim, os números são parecidos e os pesquisadores recomendam programas de controle do uso de tabaco focados em jovens mulheres.