Título: Lembo elogia coragem dos agentes, apesar das ameaças
Autor: Chico Siqueira
Fonte: O Estado de São Paulo, 29/05/2006, Metrópole, p. C3

O governador Cláudio Lembo elogiou ontem a conduta dos agentes penitenciários mostrados no vídeo gravado no CRP de Presidente Bernardes. "Fiquei ainda mais honrado com os agentes penitenciários. Todos se portaram com muita coragem. E houve uma revista geral naquele presídio extremamente perigoso", disse, em evento na Praia Grande. Lembo voltou a elogiar o secretário de Segurança, Saulo Abreu. Disse que ele tem sido "muito corajoso" e ficará no cargo até 31 de dezembro, quando acaba o mandato do governador. "E aí espero descer as escadas do Palácio dos Bandeirantes de mãos dadas com ele", afirmou.

O vídeo feito no CRP mostra detentos ameaçando agentes, insinuando que poderiam mandar atacar seus parentes. "Isso vem ocorrendo mais depois dos ataques (comandados pelo PCC) e da megarrebelião", disse o coordenador dos Presídios do Oeste Paulista, José Reinaldo da Silva. Ele garantiu que nenhum agente sob seu comando já teve alguém da família atacado por comparsas de presos, mas, em pelo menos quatro casos, famílias de carcereiros foram ameaçados.

A região tem 35 presídios com 30.700 detentos. Silva afirmou que os presos querem fazer "guerra psicológica". "Até o agente não suportar mais e fazer vistas grossas a certas condutas de detentos ou ajudá-los, levando celulares ou drogas para dentro."

"É só não dar importância a essas ameaças e continuar trabalhando", disse um agente, que só se identificou como Marcos e participou da revista filmada no CRP. "Eu respondo a eles: 'Vocês querem me matar, então podem entrar na fila'."