Título: Vídeo mostra 'dia atípico' no CRP
Autor: Chico Siqueira
Fonte: O Estado de São Paulo, 29/05/2006, Metrópole, p. C3

As filmagens feitas por agentes mostram uma imagem diferente do CRP de Presidente Bernardes, considerado a prisão mais segura do País. Apesar do discurso do governo do Estado, de que a disciplina no CRP é rígida, o vídeo mostra as portas das celas abertas e os presos, espalhados pelo corredor, desrespeitando os agentes encarregados da revista. Um detento chegou a atear fogo em sua cela.

"Foi um dia atípico, de revista. Mas o agente não tem como amordaçar um detento para colocá-lo na cela", disse o coordenador dos Presídios do Oeste Paulista, José Reinaldo das Silva. Segundo ele, as portas das celas ficam fechadas. "Elas só foram abertas para que a revista pudesse ser feita. E não foi encontrado nenhum celular ou entorpecente, prova de que a segurança e a contenção funcionam na penitenciária."

Silva garantiu que os presos só se encontram durante o banho de sol. Eles são permitidos em quatro horários diferentes, em quatro pátios do CRP. Com isso, se a prisão estiver com todas as 160 celas ocupadas, 10 detentos tomarão sol de cada vez.