Título: Capitania diz que DNP negligencia segurança
Autor: Agnaldo Brito
Fonte: O Estado de São Paulo, 29/05/2006, Economia & Negócios, p. B7

A Capitania dos Portos de Barra Bonita, órgão da Marinha responsável pelo controle da navegação na Hidrovia Tietê-Paraná, alega que a DNP tem negligenciado aspectos de segurança no transporte de carga pela via. Segundo o capitão de fragata e comandante da Capitania de Barra Bonita, Carlos Emmanuel Rodrigues da Silva, a exigência do órgão de controle recai neste momento em problemas nas embarcações usadas para o transporte de madeira.

Segundo Silva, a documentação apresentada pela DNP não é fiel ao que de fato existe nas embarcações. Ele citou equipamentos, como geradores reservas nos empurradores e sistemas de fiação para acionamento de bombas para retirada de água das chatas quando necessário. "São questões simples e que a empresa não cumpre. A documentação que a empresa apresentou indica a existência de equipamentos que não estão instalados nas embarcações", diz o comandante.

A despeito dos problemas, diz Silva, a empresa ainda detém autorização para regularizar a situação perante o órgão de controle antes de ser impedida de navegar. "Podemos tomar a decisão de interditar o funcionamento do sistema de transporte, mas por enquanto aguardamos a regularização", afirma.

A paralisação das embarcações pode comprometer o transporte de mais de 50 mil toneladas de madeira pela hidrovia por mês. A carga sai do município de Três Lagoas (MS), da área de produção de eucalipto da International Paper, e é trazida para Araçatuba, onde é carregada nas barcaças. O comboio então segue para o terminal da DNP em Anhembi. De lá, volta para caminhões, que levam a carga para a fábrica da Votorantim Celulose e Papel, no Vale do Paraíba. A paralisação do sitema pode comprometer o funcionamento da unidade.