Título: Avô de Bush era de grupo que teria roubado crânio de Jerônimo
Autor: Paulo Sotero
Fonte: O Estado de São Paulo, 18/05/2006, Internacional, p. A18

Historiador de Yale cita carta de uma pessoa que não participou da ação

Os índios norte-americanos sofreram uma infinidade de injustiças e crueldades nas mãos dos brancos. Durante anos, propagou-se a lenda de que um de seus últimos guerreiros, o líder apache Jerônimo, foi submetido à vilania póstuma de ter seu túmulo profanado por jovens ricos da Universidade Yale. Um novo documento pode endossar a tese de que o episódio foi real e que, entre os protagonistas, está Prescott Bush, o avô do atual presidente.

A revelação foi feita por um historiador da própria Yale, Marc Worman, que descobriu uma carta de 1918. A correspondência diz que os membros da sociedade secreta estudantil Skull and Bones (Crânio e Ossos), retratada no filme The Skulls (no Brasil, Sociedade Secreta), à qual pertenceu o atual presidente, seu pai e seu avô, roubaram os restos mortais de Jerônimo do cemitério de Fort Sill, em Oklahoma, e os levaram a uma tumba em New Haven, Connecticut, que serve de sede ao Skull and Bones. O ato teria sido cometido em plena 2ª Guerra Mundial.

O problema é que a carta foi escrita por Winter Mead, membro que não esteve no cemitério. Apesar de dar detalhes sobre o roubo do crânio, outros ossos e uma cela de montaria, ficou a dúvida se correspondem à verdade. "Talvez seja impossível provar que eram de Jerônimo", confessou o historiador Wortman. Um descendente do chefe, seu bisneto Harlyn, quer denunciar o Exército por julgá-lo responsável pela profanação. A Skull and Bones é um clube elitista. Só admite 15 novos membros por ano que são submetidos a um ritual nunca revelado. Acredita-se que inclua confessar segredos sexuais e beijar uma caveira. Os integrantes veneram o número 322. Entre os membros estão, o presidente William Howard Taft, o senador John Kerry, numerosos congressistas e jornalistas, quase sempre de famílias poderosas.

Prescott Bush era filho do industrial do aço Samuel Bush, um dos fundadores de uma dinastia de empresários e políticos com papel relevante no rearmamento dos Estados Unidos antes da 1ª Guerra Mundial. Prescott foi banqueiro e senador por Connecticut.

Jerônimo, nascido em 1829, que deve seu nome aos espanhóis que controlavam o México, foi chefe dos apaches chiricahua onde é hoje o Novo México e o Arizona. Comandou uma guerra contra o Exército americano que tentava expulsar os índios de suas terras e levá-los para reservas. A rendição dele, em 1886, foi a última de um grupo indígena, emboras algumas tribos nunca tenham se rendido. Ele foi prisioneiro até morrer, em 1909. Durante seu confinamento, converteu-se ao cristianismo. A publicação de sua autobiografia, em 1906, rendeu-lhe fama mundial. Seus comandados o tinham como um chefe com poderes sobrenaturais, invulnerável a balas, capaz de caminhar sem deixar rastros e de retardar o sol para fugir do inimigo.