Título: Carter e Nixon, os impopulares
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 13/05/2006, Internacional, p. A16

Assim como a guerra no Iraque se apresenta como calcanhar-de-aquiles de George W. Bush, Jimmy Carter teve sua popularidade abalada pela crise dos reféns no Irã, em 1979, e Richard Nixon pelo escândalo de espionagem na sede do Partido Democrata, que resultou em sua renúncia, em 1974. Os três são agora os presidentes americanos mais impopulares das últimas cinco décadas.

Depois que seguidores do aiatolá Khomeini invadiram a Embaixada dos EUA em Teerã e mantiveram 52 americanos reféns por 444 dias, Carter ordenou uma desastrada operação de resgate, na qual morreram oito agentes dos EUA. Sua aprovação chegou a 21% e ele sofreu uma esmagadora derrota para Ronald Reagan, na eleição de 1980.

Quando Nixon foi obrigado a renunciar por causa do escândalo Watergate - nome do edifício onde funcionava o escritório do Partido Democrata -, sua popularidade havia baixado para 24% em agosto de 1974.

Antes deles, só Harry Truman havia chegado a níveis tão baixos, em 1951. Sua popularidade caiu a 24% depois da decisão de ele afastar o general Douglas MacArthur do comando das forças dos EUA e na Coréia.