Título: A NOTA DA ANJ
Autor: Cida Fontes
Fonte: O Estado de São Paulo, 13/05/2006, Nacional, p. A10

A Associação Nacional de Jornais (ANJ) protesta com veemência contra a agressão de um segurança do ex-governador Anthony Garotinho à fotógrafa Marizilda Cruppe, do jornal O Globo. Além de covardia física, própria de quem tem apenas a força como argumento, trata-se de afronta ao exercício da atividade jornalística e à liberdade de imprensa.

Episódios vergonhosos de truculência como esse ilustram de forma contundente o desapreço de indivíduos e grupos ao papel que cabe à imprensa numa sociedade democrática. É necessário registrar que essa covarde agressão aconteceu num contexto de beligerância contra o trabalho dos meios de comunicação fomentada pelo próprio ex-governador.

Nos últimos dias, mais de um profissional de jornalismo foi submetido a constrangimentos e ameaças por parte de militantes do ex-governador, numa preocupante rotina, sobretudo para um político que pretende a Presidência da República.

A liberdade de informação é um direito da sociedade, da qual os meios de comunicação são apenas parte integrante. O autoritarismo de governantes, ex-governantes e seus asseclas é uma afronta a esse direito.

A ANJ espera que as autoridades policiais e a Justiça apurem rapidamente os responsáveis pela agressão e tomem as providências legais contra os culpados.

Nelson P.Sirotsky, Presidente da ANJ