Título: Para advogado, houve 'palhaçada' em CPI
Autor: Vannildo Mendes
Fonte: O Estado de São Paulo, 13/05/2006, Nacional, p. A5

Casa promete reagir à declaração de representante de ex-dirigente petista

O presidente da CPI dos Bingos, senador Efraim Moraes (PFL-PB), disse que levará à Mesa do Senado representação contra o advogado Iberê Bandeira de Mello, um dos defensores do ex-secretário-geral do PT Silvio Pereira.

Ao deixar a Polícia Federal, na madrugada de ontem, onde seu cliente havia prestado depoimento, Bandeira de Mello qualificou de "palhaçada" a forma como os integrantes da comissão interrogaram Silvinho, na quarta-feira.

Durante a sessão da CPI dos Bingos, o senador Demósthenes Torres (PFL-GO) perguntou ao ex-petista se ele era "doido". Outros parlamentares, como Antonio Carlos Magalhães (PFL-BA) e Tasso Jereissati (PSDB-CE), criticaram Silvinho por ele, ao mesmo tempo, apresentar memória muito boa para os fatos que deseja relatar e completa amnésia para aquilo que não lhe interessa.

REAÇÃO

Nas críticas que fez à CPI, Bandeira de Mello, que tem 66 anos, disse que a comissão é formada por um 'bando de velhos'. "Eu sentei ali e vi aquele bando de velhos, aquilo foi uma palhaçada", afirmou ele.

"A Mesa do Senado vai representar contra o advogado, que terá de confirmar em juízo se falou ou não que a CPI é uma palhaçada", insistiu Efraim.

O relator da comissão, senador Garibaldi Alves (PMDB-RN), disse que Bandeira de Mello "desrespeitou o Senado, porque a CPI é uma extensão da Casa". "O advogado tem de entender que os senadores agem de acordo com a Constituição. Acho que ele não estava preparado para ir à CPI, mesmo como advogado." Garibaldi também defendeu ação do Senado contra o defensor do ex-secretário-geral do PT.

No depoimento à PF, Silvinho apresentou seus novos representantes legais. Até o dia anterior ao depoimento à CPI dos Bingos, seu advogado era Arnaldo Malheiros, contratado pelo PT. Segundo o ex-petista, Malheiros defenderia também José Genoino, ex-presidente do partido. Malheiros se afastou de Silvinho por considerar que, na entrevista que concedeu ao jornal O Globo, publicada no último domingo, o ex-secretário emitiu juízo de valor que o colocou em choque com alguns de seus clientes.

Ao jornal, o ex-petista revelou que quem mandava no PT eram o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu, José Genoino e o senador Aloizio Mercadante (SP). Na entrevista à publicação, afirmou também que o plano do empresário Marcos Valério era arrecadar R$ 1 bilhão para si e para o PT durante esta administração.